CEPE da ADESG-SP tem 40 civis e militares das FFAA

IMG-20180726-WA0150.jpg

 

A Delegacia da ADESG no Estado de São Paulo deu incio ao 61° Curso de Estudos de Politica e Estratégia, marcado com a apresentação da palestra do delegado regional, Ney de Araripe Sucupira,  que  apresentou  a origem, virtudes  e funcionamento do sistema  "Escola Superior de Guerra - ADESG", aos 40 estagiários civis e militares  das Forças Armadas e Policia Militar, no último dia 25 de julho, no auditório da representação.  

 

Ao projetar a imagem de uma antiga bandeira da Ordem de Cristo, o delegado recordou que o Brasil foi descoberto sob uma bandeira vermelha e branca que simbolizava glorioso projeto de implantar o "5° Império na Terra", o da "espiritualidade", convencionado quando Dom Diniz, Rei de Portugal, estabeleceu os trabalhos conjuntos da Ordem de Cristo, ex-Templários, e Escola de Sangres, com o proposito de organizar uma esquadra naval para no porvir anunciar ao mundo a descoberta de novas terras, conforme assentamentos na biblioteca da Torre do Tombo em Portugal.

 

bandeira Ordem de Cristo.jpg

 

Considerando grandiosidade do fato  da descoberta do Brasil, até nossos dias. o delegado Sucupira, destacou que " somos herdeiros desse patrimônio natural, incomensuráveis riquezas legadas, cujo Poder Nacional é visto pela comunidade global e avaliado pelos centros de poder como uma grandiosa esperança para o futuro da humanidade. O 5° maior território  nacional, a 5ª maior população, 209 milhões de almas encarnadas, incluindo 700 mil de etnias nativas, fornecedor de alimentos para 1,8 bilhões de indivíduos, cuja cobertura verde do território é de 75% desde a sua descoberta, com a expressão da população mais miscigenada do planeta, cujo povo é bom e generoso, sem espírito de cobiças externas".

 

Mentalidade da Defesa Nacional

 

Quanto à mentalidade da defesa nacional, o delegado destacou dois valiosos acontecimentos históricos. O primeiro, durante a 1ª Guerra Mundial  em setembro de 1916, Olavo Bilac, Miguel Calmon, Pedro Lessa, inspirados na necessidade de estimular as energias cívicas de proteção da nacionalidade, criaram a Liga da Defesa Nacional com o proposito de despertar o pensamento patriótico  na intelectualidade e nos meios educacionais do país. Em  consequência, com o apoio do presidente Wenceslau Braz, Olavo Bilac consegue a instituição do seu pretendido projeto "Soldado Cidadão", com a criação do Serviço Militar Obrigatório, em 1919.  O segundo evento que, realmente, inaugurou e impulsionou a mentalidade de defesa, segurança e desenvolvimento nacionais foi a criação da Escola Superior de Guer ra em 1949, originalmente inspirada por oficiais da Força Expedicionária Brasileira nos derradeiros meses que culminaram com a vitória das Forças Aliadas em 8 de maio de 1945, na Itália.

 

O delegado da ADESG louvou a criação da ESG como a matriz do pensamento estratégico nacional e que muito influenciou o aprimoramento de Instituições congêneres externas, sendo a razão da existência da ADESG, cujos trabalhos voluntários de seus dirigentes propiciaram os Cursos de Politica e Estratégia a mais de 20.000 brasileiros em São Paulo, somando no Brasil  mais de 100.000 diplomados.

 

Ao encerrar a palestra, o delegado evocou a imagem do Santo Padre José de Anchieta, "o primeiro estrategista do Brasil", cumprimentou o administrador Pedro Sasso, designado Coordenador Geral do 61°CEPE  e colaboradores, desejando sucesso aos estagiários.