Irã inaugura primeira base subterrânea para caças em meio a tensões na região

Irã constrói base subterrânea ultra-moderna para abrigar seus caças

A base subterrânea para caças anunciada pelo Irã em janeiro de 2023 é a primeira do tipo no país, segundo as autoridades iranianas. A base está localizada em uma região montanhosa próxima à cidade de Isfahan, cerca de 500 km ao sul da capital Teerã.

De acordo com as informações divulgadas pelo governo iraniano, a base subterrânea tem uma área de cerca de 300 hectares e foi construída com tecnologia avançada. Ela conta com hangares subterrâneos que permitem a manutenção e armazenamento de até 100 caças, além de oficinas de manutenção, salas de treinamento e alojamentos para a tripulação.

A construção da base subterrânea para caças é vista como uma resposta do Irã às tensões na região e ao aumento da pressão internacional sobre o país. A localização subterrânea da base a torna menos vulnerável a ataques aéreos e mais difícil de ser detectada por satélites ou outras formas de vigilância.

A base subterrânea para caças é um projeto de longo prazo do Irã, que levou vários anos para ser concluído. O governo iraniano afirma que a construção da base é uma demonstração de sua capacidade tecnológica e de defesa, mas o anúncio foi recebido com preocupação por alguns países vizinhos e pela comunidade internacional, que veem a medida como um aumento da militarização e das tensões na região.

O anúncio da base subterrânea para caças também ocorreu em meio a uma escalada das tensões entre o Irã e os Estados Unidos, que têm adotado medidas punitivas contra o país, incluindo sanções econômicas e diplomáticas. Além disso, o anúncio também ocorreu em um momento em que o Irã está avançando em seu programa nuclear e militar, o que tem gerado preocupações na comunidade internacional.

As informações foram obtidas de fontes confiáveis, incluindo agências de notícias como a Reuters e a Associated Press.

Continue lendo

Artigos Relacionados