Autor: 
Flávio Moreira
Categoria: 

ADESG 70 anos | mensagem do presidente da ADESG Nacional

Por ocasião do 70º aniversário de fundação da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, a ocorrer neste dia 7 de dezembro, tenho a honra de dirigir-me à comunidade adesguiana para, juntos, rejubilarmo-nos pelo sucesso que é o fato de nossa Instituição estar e ter estado ativa nesses setenta anos, prestando os serviços culturais a que se destina.

Fundada pelo entusiasmo dos primeiros diplomados do Curso Superior de Guerra da Escola Superior de Guerra, numa fase de nossa história em que o ambiente prenunciava o emergir desta Grande Nação, quiseram os fundadores criar uma instituição destinada, exclusivamente, a levar às diferentes elites do País, geograficamente distribuídas, o conhecimento consolidado na Escola Superior de Guerra, que apresenta a visão apropriada a um instituto que estuda e aprofunda as categorias materiais e espirituais que distinguem a soberania do Brasil e embasam a cidadania do Povo Brasileiro.

Esse longo tempo é o de um percurso que inclui muitas alegrias, que ora compartilhamos, e também algumas dificuldades, até desnecessárias, porque vão além da natureza das coisas. Não nos deve escapar o fato de que um certo número de instituições civis semelhantes à ADESG, não conseguiu manter-se, frente a tantos fatores adversos, o principal deles a pandemia que assola o mundo, e que, em nosso País, enlutou mais de meio milhão de famílias. A pandemia inibiu a circulação física das pessoas e empobreceu drasticamente as disponibilidades financeiras. A todas essas dificuldades, a ADESG de hoje, como fez no passado, mercê do tirocínio de seus dirigentes da época – os quais homenageamos neste ato – respondeu com disciplina, rigor técnico e honestidade e, dentro da limitação de seus recursos, as superou.

Assim, concito o nobre associado da ADESG, que tanto nos tem correspondido nessa trajetória, que confie em nossa Instituição e em seu devir, já que ela preserva do ímpeto original de seus fundadores o ideal de bem servir à nossa sociedade e a convicção profunda no futuro grandioso do Brasil.

Cor unum et anima una pro Brasilia

Prof. Dr. ANTONIO CARLOS ALONSO DEL NEGRO

Presidente da ADESG Nacional

Continue lendo

Artigos Relacionados

  • Dia 13 de Setembro de 2022, tivemos um momento importantíssimo […]

    COTINUAR LEITURA
  • Um grupo de adesguianos, oriundos do CEPE 63, apresentou o […]

    COTINUAR LEITURA
  • No dia 18/10, primeiro dia de visitas em Manaus-AM, os […]

    COTINUAR LEITURA