EXÉRCITO BRASILEIRO RECEBE 32 NOVAS VIATURAS BLINDADAS DE COMBATE MODELO M109 A5+ BR MODERNIZADAS

Santa Maria (RS) – No dia 7 de outubro, o Exército Brasileiro […]

Santa Maria (RS) – No dia 7 de outubro, o Exército Brasileiro recebeu 32 Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado (VBCOAP), modelo M109 A5+ BR, que desembarcaram no Porto do Rio Grande (RS). Em seguida, os blindados foram transportados para o Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar (Pq R Mnt/3), localizado em Santa Maria.

Os carros de combate adquiridos do governo dos Estados Unidos da América e modernizados pela Empresa BAE System fazem parte do projeto de modernização da Artilharia de Campanha do Brasil. Os blindados estão sendo recebidos pelo Pq R Mnt/3 e, após a realização do tiro técnico, serão distribuídos ao 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, Regimento Mallet (3º GAC AP), sediado em Santa Maria, e ao 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsada (5º GAC AP), com sede em Curitiba, no Paraná.

A aquisição amplia a capacidade da Artilharia brasileira, tendo em vista que o produto foi modernizado com base nas necessidades do Exército Brasileiro. O novo modelo do M109 tem maior alcance e reduz o tempo entre o recebimento da missão de tiro e o disparo em mais de 80% em relação aos modelos anteriores.

O obuseiro de 155 mm de calibre incorpora um medidor da velocidade inicial do tubo, que proporciona maior precisão ao tiro, além de melhorias no sistema de posicionamento e navegação, na unidade de exibição de comando, nos rádios digitais, no sistema de controle de armas e no bloqueio de tubo remotamente acionado


fonte: http://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/MjaG93KcunQI/content/id/10605167

Continue lendo

Artigos Relacionados