CEPE 64 em Manaus: visita ao 1o BIS AMV e ao CIGS

No dia 21/10 último, os estagiários do CEPE 64 conheceram […]

No dia 21/10 último, os estagiários do CEPE 64 conheceram o 1o Batalhão de Infantaria de Selva – Aeromóvel (1o BIS AMV), unidade de elite do Exército Brasileiro reconhecida como a melhor do mundo em combates de selva. Aliás, um dos motos do 1o BIS é “o Melhor Batalhão do Mundo”.

Os estagiários foram recepcionados pelo comandante do batalhão, Coronel Nilton Fabiano Velozo Lins, que apresentou a história da unidade e toda a sua rotina operacional.

Na parte da tarde, os estagiários conheceram o Centro Integrado de Guerra na Selva (CIGS), que tem a designação histórica do seu patrono fundador, o Coronel Jorge Teixeira de Oliveira, conhecido pelos guerreiros de selva como “Teixeirão”. Lá, foram recebidos pelos comandante e sub-comandante da unidade, os Coronéis Lustosa e Stephen, respectivamente.

Na ocasião, os estagiários conheceram um pouco da história do desbravamento da Amazônia, desde a época da colonização portuguesa, até os desafios atuais, onde a ação dos operadores de selva, formados pelo CIGS, é fundamental para garantir a segurança da região.

Continue lendo

Artigos Relacionados